Parar de fumar: 10 maneiras de resistir aos desejos de tabaco

Parar de fumar: 10 maneiras de resistir aos desejos de tabaco

Os desejos de tabaco podem desgastar você quando você está tentando parar. Use essas dicas para reduzir e resistir aos desejos.

Por Mayo Clinic Staff

Para a maioria dos usuários de tabaco, os desejos ou a vontade de fumar podem ser poderosos. Mas você não está à mercê desses desejos.

Quando sentir vontade de usar tabaco, lembre-se de que, embora possa ser intenso, provavelmente passará de cinco a 10 minutos se você fuma ou não um cigarro ou dá um mergulho no tabaco para mascar. Cada vez que você resiste ao desejo do tabaco, está um passo mais perto de interromper o uso do tabaco para sempre.

Aqui estão 10 maneiras de ajudá-lo a resistir ao desejo de fumar ou usar tabaco quando um desejo por tabaco ocorre.

1. Tente terapia de reposição de nicotina

Pergunte ao seu médico sobre a terapia de reposição de nicotina. As opções incluem:

  • Nicotina prescrita em spray nasal ou inalador
  • Adesivos de nicotina, goma e pastilhas vendidos sem receita
  • Medicamentos prescritos para não-fumantes, como a bupropiona (Zyban) e a vareniclina (Chantix)

As terapias de reposição de nicotina de ação curta – como goma de nicotina, pastilhas, sprays nasais ou inaladores – podem ajudá-lo a superar desejos intensos. Essas terapias de ação curta geralmente são seguras para uso em combinação com adesivos de nicotina de ação prolongada ou com um dos medicamentos não nicotínicos.

Recentemente, os cigarros eletrônicos tiveram muita atenção como alternativa ao consumo de cigarros tradicionais. No entanto, são necessários mais estudos para determinar a eficácia dos cigarros eletrônicos na cessação do tabagismo e a segurança a longo prazo desses dispositivos.

2. Evite gatilhos

É provável que os desejos de tabaco sejam mais fortes nas situações em que você fumava ou mascava tabaco com mais freqüência, como em festas ou bares, ou quando se sente estressado ou toma um café. Identifique as situações que você desencadeou e tenha um plano para evitá-las completamente ou passar por elas sem usar tabaco.

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Não prepare-se para uma recaída de fumar. Se você costumava fumar enquanto falava ao telefone, por exemplo, mantenha uma caneta e um papel por perto para ocupar-se com rabiscos em vez de fumar.

3. Atraso

Se você sentir vontade de ceder ao desejo de fumar, diga a si mesmo que primeiro deve esperar mais 10 minutos – e depois fazer algo para se distrair por esse período de tempo. Tente ir para uma zona pública livre de fumo. Esses truques simples podem ser suficientes para atrapalhar o desejo de fumar.

4. Mastigue

Dê à boca algo para fazer para combater o desejo de fumar. Mastigue chiclete sem açúcar ou balas duras ou mastigue cenouras cruas, aipo, nozes ou sementes de girassol – algo crocante e gratificante.

5. Não tenha ‘apenas um’

Você pode ficar tentado a ter apenas um cigarro para satisfazer o desejo de fumar. Mas não se engane, acreditando que pode parar por aí. Na maioria das vezes, ter apenas um leva ao outro – e você pode acabar usando o tabaco novamente.

6. Seja físico

A atividade física pode ajudar a distraí-lo dos desejos de tabaco e reduzir sua intensidade. Mesmo uma pequena explosão de atividade física – como subir e descer as escadas algumas vezes – pode fazer com que o desejo de fumar acabe. Saia para uma caminhada ou corrida.

Se você estiver preso em casa ou no escritório, tente agachamentos, flexões profundas dos joelhos, flexões, correndo no lugar ou subindo e descendo uma escada. Se a atividade física não lhe interessar, tente orar, bordar, trabalhar madeira ou fazer anotações em diário. Ou faça tarefas de distração, como aspirar ou arquivar papéis.

7. Pratique técnicas de relaxamento

Fumar pode ter sido sua maneira de lidar com o estresse. Resistir ao desejo de fumar pode ser estressante. Afaste o estresse praticando técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração profunda, relaxamento muscular, ioga, visualização, massagem ou ouvindo música relaxante.

8. Chamada de reforços

Entre em contato com um membro da família, amigo ou membro do grupo de apoio para obter ajuda em seus esforços para resistir ao desejo de fumar. Converse por telefone, dê um passeio juntos, compartilhe algumas risadas ou junte-se a lamentar seus desejos. Uma linha de telefone gratuita – 800-QUIT-NOW (800-784-8669) – fornece suporte e aconselhamento

9. Fique online para obter suporte

Participe de um programa on-line para parar de fumar. Ou leia o blog de um desistente e poste pensamentos encorajadores para outra pessoa que possa estar lutando com os desejos de tabaco. Aprenda como outras pessoas lidaram com seus desejos de tabaco.

10. Lembre-se dos benefícios

Anote ou diga em voz alta os motivos pelos quais você deseja parar de fumar e resistir aos desejos de tabaco. Isso pode incluir:

  • Se sentindo melhor
  • Ficando mais saudável
  • Poupando seus entes queridos do fumo passivo
  • Economizando dinheiro

Lembre-se, tentar algo para superar o desejo é sempre melhor do que não fazer nada. E cada vez que você resiste ao desejo de fumar, está um passo mais perto de ser totalmente livre de tabaco.