Cuidados com os cabelos no verão: Dicas de tratamentos

cuidados com os cabelos no verão

Nos meses mais quentes do ano, é muito importante levar a sério a questão da proteção solar. Mas diferente do que muita gente pensa, nesse caso, não apenas a pele do rosto e do corpo, mas também é importante dar uma atenção especial aos cuidados com os cabelos no verão. Isso porque nossos fios também sofrem muito com os raios solares. 

Para te ajudar a cuidar dos cabelos nesse verão separamos algumas dicas simples 

Utilize um condicionador leave-in

O cabelo precisa de atenção especial no verão, pois precisa de hidratação extra. O condicionador leave-in não apenas nutre o cabelo ao longo do dia, mas também protege contra condições adversas, como os efeitos dos raios UV. Perfeito para essa época do ano. 

Molhar o cabelo pode ajudar

Se você sentir que os fios estão secos, borrife um pouco de água com um spray. A água reativa o efeito dos agentes aplicados anteriormente e não sobrecarrega ainda mais os cabelos, principalmente os cacheados.

Além disso, a regra de beber pelo menos 2 litros de água por dia também vai beneficiar os seus cabelos.

Pulverize os fio com uma solução salina

cuidados com os cabelos no verão

Acredite, ao contrário do que muitos dizem, a água salgada pode ser uma aliada do seus cabelos. Isso porque a água salina contém cerca de 26 oligoelementos úteis como por exemplo, sódio, magnésio, potássio e iodo, que fortalecem a estrutura do bulbo capilar. A fórmula de spray cria ondas de luz como após um dia inteiro na praia. Além disso, o produto protege o cabelo dos efeitos dos radicais livres e confere um brilho natural.

Aproveite a oleosidade natural dos cabelos

Os cuidados com os cabelos no verão são especialmente importantes, pois são expostos ao sol, ao ar quente e à água salgada.

No verão, especialmente com pele oleosa, não é recomendável lavar o cabelo com frequência. Da exposição frequente à água quente, os poros do couro cabeludo produzem ainda mais sebo. Como resultado, o cabelo fica sujo e oleoso mais rapidamente. Uma ou duas vezes por semana, deve ser suficiente não secar a pele e permitir que o cabelo absorva os nutrientes dos óleos naturais.

Além disso, o cloro das piscinas é capaz de secar os cabelos fortemente, especialmente em combinação com a luz do sol escaldante. 

Por isso, use shampoos, condicionadores  e cremes que contenham silicone solúvel em água (este grupo inclui aditivos como Dimeticone Copolyo, Polysioxane, Lauryl Methicone Copolyol e outros). Este silicone envolve o cabelo, criando uma bainha protetora que evita a eletrificação e torna o cabelo dócil. E, no entanto, é o silicone mais seguro, não se acumula na pele e é facilmente lavado.

ShampooS e condicionadores que contenham FPS protegem os cabelos, mas após a lavagem, não há FPS suficiente no cabelo. Por isso, é importante usar soros, sprays, óleos e cremes que são distribuídos por todo o comprimento dos cabelos e proporcionam proteção.

Evite usar modeladores para enrolar ou alisar os cabelos. O sol escaldante pode causar insolação e o cabelo é mais suscetível ao calor. Quando a temperatura do ar está acima de 25 graus, os folículos começam a morrer. Agora imagine quando você utiliza chapinhas e secadores quentes. 

Porque é necessário mudar os cuidados com os cabelos no verão

Os cuidados com os cabelos no verão são uma oportunidade para evitar que os cabelos sequem e caiam. É importante lembrar também que os cuidados com os cabelos devem ser diferentes dos cuidados com a pele no verão

Para escolher certos os cuidados com os cabelos no verão é necessário entender também que eles estão em risco na estação quente. Ajudaremos você a determinar os efeitos mais perigosos para o seu cabelo no verão e mostraremos como manter seu cabelo saudável na estação. 

O efeito do sol nos cabelos no verão

Não é segredo que o sol é o principal inimigo do cabelo. Se você pintar o cabelo, ele queimará rapidamente e perderá cor. E se a cor do seu cabelo for natural, é provável que você encontre um cabelo seco. O sol seca o cabelo e retira sua umidade natural, o que causa a quebra das pontas.

Como proteger o cabelo do sol no verão?

  1. Se você tem cabelos tingidos, use chapéus. Acessórios elegantes podem economizar dinheiro e proteger os seus fios.
  2. Use proteção solar especial para cabelos e cachos com FPS.
  3. Compre um shampoo especial para uso diário e sempre use óleos hidratantes (como coco).

Óleos e máscaras capilares para o verão

Você pode comprar óleos capilares naturais – óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de argan, óleo de mamona e óleo de abacate. Aplique óleo nas pontas dos cabelos e deixe-o debaixo da toalha durante a noite. O cabelo ficará saturado e não secará muito.

Importante : nunca aplique óleo de coco no couro cabeludo. Isso pode provocar o aparecimento de feridas.

Além disso, não tenha preguiça de experimentar máscaras em casa. Utilizando máscaras semanalmente você verá que seu cabelo vai se recuperar super rápido e ficará mais forte.

Máscara capilar caseira de suco de cereja

cuidados com os cabelos no verão

Pegue 1 gema crua e bata bem. Depois, adicione 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de mel. Mexa bem e adicione 1 colher de chá de suco de cereja. Misture novamente e aplique generosamente no cabelo molhado. Deixe a máscara agir por 20 minutos. Enxágue com água morna.

Para consolidar o efeito, você pode enxaguar os cabelos molhados com uma mistura de ervas. Se seus cabelos forem loiros, experimente enxaguar os cabelos com um chá de camomila. Isso dará u brilho extra aos fios. 

Máscara capilar caseira com suco de limão 

Misture duas gemas de ovo com o suco de um limão e 9 gotas de óleo de amêndoas. Aplique por meia hora no cabelo e lave a máscara com água corrente Não é necessário utilizar shampoo.

Máscara capilar caseira nutritiva

Misture 1 colher de sopa de maionese com a gema de um ovo e uma colher de chá de mel. Aplique a mistura no cabelo ao longo de todo o comprimento com a ajuda de um pente. Coloque uma toalha e deixe a máscara agir por 2 horas. Lave a máscara com água morna e utilize também um shampoo para retirar a máscara.

Produtos para os cabelos no verão

Para manter seu cabelo saudável, preste atenção a estes produtos para o cabelo:

  1. Shampoo para cabelos danificados e secos;
  2. Pulverize com proteção FPS;
  3. Proteção térmica para cabelos;
  4. Óleo de cabelo (começando da azeitona e terminando com coco);
  5. Condicionador de cabelo;
  6. Infusões de ervas para enxaguar os cabelos;

Importante : nunca seque a cabeça sob luz solar direta. E Lembre-se de que um cabelo saudável é o resultado dos cuidados que você tem todos os dias.